O Senhor do Labirinto...

Arthur Bispo do Rosario, nasceu em Japaratuba, Sergipe em 1911 e faleceu no Rio de Janeiro em 1989. Mudou-se para o RJ em 1925, trabalhou na Marinha Brasileira e na companhia de eletricidade Light.
Segundo algumas biografias, o surto de Bispo ocorreu em dezembro de 1938, quando disse ter visto Jesus descer no quintal de sua casa, acompanhado de sete anjos azuis envolvidos numa luz irradiante. Após a visão, ficou dias vagando pelas ruas, tenho sido preso e internado com diagnóstico de esquizofrenia paranóide no Hospital dos Alienados na Praia Vermelha. Após algum tempo é internado na Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Entre 1940 e 1960, alterna os momentos no hospício e períodos em que exerce alguns ofícios em residências cariocas. Em 1964, regressa à Colônia, onde permanece até a sua morte. Cria por volta de 1.000 peças com objetos do cotidiano, como roupas e lençóis bordados. Em 1980, uma matéria de Samuel Wainer Filho para o programa Fantástico, da TV Globo, revela a produção de Bispo. Dois anos depois, o crítico de arte Frederico Morais inclui suas obras na exposição À Margem da Vida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ.
O artista tem sido enfocado em filmes de curta e média-metragens; em livros como Arthur Bispo do Rosário: O Senhor do Labirinto, de Luciana Hidalgo; e ainda em peças teatrais.
Sua produção está reunida no Museu Bispo do Rosário, denominado anteriormente Museu Nise da Silveira, localizado na antiga Colônia Juliano Moreira.

--------<<<<<>>>>>>>---------






Comentários

Anônimo disse…
taisa tb é cultura!
adoro essas postagens assim de repente
uheuhuae
:*
Anônimo disse…
coloca mais sobre o gentileza..
adoro ele
Anônimo disse…
vc conheceu o gentilezaa? contaa agoooora!

Postagens mais visitadas