O Produto desta Atividade Mental: O sentido do sentido

Esta postagem surgiu a partir das lamentações da Denise acerca da formatura.
Relaxa Dê, seremos todos péssimos psicanalistas, mas vamos viver assim mesmo, a boa notícia é que só um homem entendeu a psicanálise, sem contar com aquele outro que a transformou em poesia e aquele outro que a transformou em um grande delírio esquizofrênico.
(A propósito: respectivamente: Freud, Lacan e M.D.Magno)
------------------xx---------------------

Quem nos enganou dizendo que viver era assim tão divertido?
A vida é só um dia comprido, aquele dia meio chato que você preferia ficar em casa mas precisa resolver um monte de coisas. Já li um cara que dizia que viver é se mexer. Concordo. É só o que fazemos, ficamos por aí sem saber porque estamos pagando as contas, porque estamos lendo aquela quantidade interminável de livros, "saber nunca é demais" - de onde as pessoas tiram frases tão idiotas?
Não adianta dizer que pagamos as contas porque é nosso dever de cidadão e também porque não queremos ficar sem luz, estudamos porque precisamos de um futuro, pois essa seria uma conversa interminável... E o imutável término dessa conversa seria: Você vai morrer.Este fato faz toda diferença, é porque vamos morrer que nada disso importa. Então, porque? Porque precisamos nos mexer? Porque pagamos as contas, compramos livros, conversamos com amigos, vamos aos templos, adotamos cachorros, ouvimos músicas, porque amamos? É porque vamos morrer.
Mas essa conversa pára aqui, porque eu tenho feito um enorme esforço para não falar de psicanálise neste blog.Tirem suas próprias conclusões e quem NÃO for adepto da psicanálise por favor envie suas conclusões!Continuando...
Talvez a única graça da vida sejam mesmo os ciclos. Sabe, você é criança e vai para o primário, depois precisa lidar com a grande passagem para a adolescência, a crueldade do colégio, enfim... O ensino médio é interessante, na minha época chamava ainda segundo grau... É preciso lidar com muita coisa no segundo grau... Depois você entra pra faculdade e tudo perde a graça. Não, calma, a faculdade é muito legal, ainda vou falar dela, mas eu digo assim, tudo que era muito importante no segundo grau perde a graça na faculdade. Ninguém tem mais coragem de colocar apelidos uns nos outros, as pessoas da faculdade têm vergonha dessas coisas, são coisas de criança. Mas, claro, a faculdade é a melhor fase da vida. Eu acho... Já pensei muito no porque... Um estudante universitário está numa passagem, ele será o próximo cidadão de nossa sociedade a pagar impostos, casar, ter filhos, enfim, todo mundo espera isso dele, a família e a sociedade, mas o bom é isso... As pessoas 'esperam' isso de um universitário. Mas por enquanto ele é um estudante. Mas também é um adulto. Então, um universitário é um adulto sem obrigações. Resumindo, é isso que é tão interessante em ser um estudante universitário. Todo resto é meio que uma característica subjacente a essa.

Comentários

Anônimo disse…
bom, eh por isso que tenho pensado nos últimos dias......o que irei fazer!!!!!!!!!!!! afinal como Taisa bem disse, será que conseguirei realmente fazer de minha vida algo que eu queira viver???...ai que dramático......
bjo pra todos

Postagens mais visitadas