"Eu preciso é de claridade"

As palavras precisam ser ditas para ganhar sentido.
Tudo no ser humano, ou melhor, no sujeito, é da ordem do sentido.
E os sujeitos desejantes estão sempre em busca de sentido.
...............

Dizem que Kafka antes de escrever, abria suas janelas e ficava, sem camisa, sentindo o frio
Às vezes eu consigo entender o Kafka e me sinto como ele: o frio realmente muda alguma coisa. Não é bem o frio, é só algo que rompe com a lógica dominante em determinada situação, que na verdade não é uma lógica é mais da ordem do ilogismo. O que quero dizer é: quando estamos sentindo frio nós estamos sempre a par do que está nos acontecendo. Alguns teóricos explicam este fato dizendo que nossas necessidades fisiológicas estão acima de qualquer outra. Mas eu acho que é diferente. O frio tem algo distinto. Eu odeio sentir frio, mas admito que se eu estiver precisando produzir algo, é bom que esteja no máximo 16 graus!
Algumas situações acabam por quebrar o ritmo que condicionamos para nosso tédio, e isso nos 'causa' algo da ordem de uma mudança.

Comentários

Léo disse…
Interessante, eu nunca pensei nisso... Vou tentar essa experiência.. algo do tipo, ver meu desempenho no inverno e no verão, algo do gênero.. Apesar de que tenho uma desconfiança do resultado hehehe
[],s
IE disse…
O frio é nostálgico, e para alguns, a nostalgia é estimulante ...

Mas fisiológicamente falando, abaixo dos 18 graus de temperatura a aceleração dos batimentos cardíacos é considerável, afim de que o sangue circule mais rápido e aqueça o corpo através de uma irrigação farta das células nervosas e dos músculos. Isso faz com que o nosso metabolismo seja acelerado (por isso urinamos mais no frio), e talvez por isso o nosso cérebro trabalhe mais veloz e com mais eficiência, devido a vasta irrigação sanguínea ocorrida durante as baixas temperaturas.

PS: Será essa a diferença entre os países desenvolvidos dos outros? (Curiosamente a maioria dos países desenvolvidos estão em camadas da terra que têm ocorrências de temperaturas baixas durante grande parte do ano.)

Postagens mais visitadas