O Produto desta Atividade Mental: Dos ciclos...

Hoje andando na rua um sentimento estranho me assaltou... Olhei à minha volta e percebi o quanto eu sentiria saudades daquele lugar onde estava passando naquele exato momento. Então me deu vontade de me sentar e olhar bastante para tudo à minha volta. As pessoas, os movimentos, os pombos, as árvores... Me deu vontade de filmar todo este movimento, e apreender aquele instante de alguma forma. Então o desenrolar deste pensamento me assustou ainda mais. O tempo nos escapa entre os dedos. Ainda que eu gravasse aquele momento, o meu sentimento já não seria o mesmo. É como se nossos sentimentos também escapassem no tempo. E o tempo não perdoa.
Eu sempre retorno a esta questão: O tempo.
E o que é o tempo? Em última instância, o tempo é a instância última da perda.
Tudo se perde à medida que o tempo passa. "Cada dia a mais é um dia a menos"
Assim como eu perdi aquele momento.
Nossa vida é feita de ciclos e quando cada ciclo finda nós perdemos um pedaço de nós.
Algumas pessoas (incluindo eu) tem uma certa tendência em valorizar o que já está perdido. O melhor ano de minha vida pode ser o que estou vivendo, mas só vou me dar conta disso ano que vem. Ou daqui a cinco anos. A esse sentimento as pessoas chamam: Nostalgia.
São sujeitos nostálgicos estes que valorizam demais o passado.
Vã ilusão...
Diria Dr.Freud: Todos nós sujeitos (ao menos os neuróticos) somos uns nostálgicos.
Passamos o resto da vida tentando reviver nossa primeira experiência de satisfação, a saber: o colinho da mamãe...

(Já aprendi que quando a psicanálise chega é hora de terminar a postagem)

Comentários

Postagens mais visitadas