Temos todo tempo do mundo...


A Legião Urbana ainda hoje figura entre uma das maiores esperanças para muleques CDFs excluídos de todos os grupos que querem montar uma banda de rock para pertencer a algum lugar mas não sabem tocar nenhum instrumento e ainda assim fazem sucesso cantando suas próprias angústicas motivadas pela exclusão social na adolescência.

(Ufa! Foi a maior frase que já escrevi na vida... Fiquei até sem fôlego)

Tá. Agora sem piadas e comparações preconceituosas.

Escrevo este post para homenagear um dos maiores poetas da nossa música. E ao lado de Cazuza certamente o maior da geração dos 80's.
Hoje, 27 de março de 2010 Renato Manfredini Junior completaria 50 anos.
Ele ficou conhecido como Renato Russo e liderou a banda Legião Urbana, do início dos anos 80 até sua morte em outubro de 1996 em decorrencia da AIDS.
A banda ganhou status de religião, mesmo antes da morte de seu líder. Entre as grandes poesias de Renato estão "Pais e filhos", "Há tempos", "Geração coca-cola", "Tempo perdido", "Índios", e poderíamos passar a manhã inteira relembrando outras...
Além da Legião, Renato também gravou discos solo, entre eles um em inglês "The Stonewall..." e um em italiano "Equilíbrio distante", este último vendeu mais de um milhão de cópias...
A Legião vendeu mais de 20 milhões de cópias em toda carreira. Após a morte de Renato, os outros integrantes Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá decretaram o fim do grupo que até hoje arrasta fiéis a qualquer manifestação de lembrança da banda.
Os fãs de Renato e da Legião se multiplicam a cada dia, e este ano ainda está programado o início das gravações de um longa-metragem sobre a vida de Renato Russo. No teatro, Bruce Gomlevsky interpreta Renato Russo na peça que leva o nome do ídolo e está em cartaz desde 2006.
O filho de Renato, Giuliano Manfredini hoje tem 20 anos, cursa direito e é também produtor musical.
------xxx--------

Eu me lembro exatamente do dia em que Renato Russo morreu. Eu tinha 15 anos. Lembro que na época o também soropositivo Betinho, deu diversas entrevistas acerca de sua relação com Renato, alegando ter tentado de tudo para que o músico fizesse o tratamento da AIDS, doença com a qual Renato já convivia desde 1989, apesar de nunca ter divulgado à imprensa. Diferente de Cazuza, que lutou até o fim, Renato sempre se negou a fazer o tratamento e morreu com 45 kilos em decorrência de complicações impostas pelo vírus.
O que Renato cantava ecoava na alma de diversos jovens... Deixo-lhes uma das canções da Legião. Já não sou mais fã como na adolescência, mas esta canção ainda mexe demais comigo. É difícil escolher uma canção entre tantas belíssimas. Mas esta é, hoje, a que eu apontaria como minha favorita. Pura poesia... Vale a pena ouvir, porque além da letra linda, a canção é muito bonita, na voz inconfundível e inesquecível de Renato, certamente emociona...

Fica minha homenagem a este grande poeta que marcou não só a geração 80's... Hoje é claro, Renato e a Legião ultrapassaram os anos 80... Marcaram todas as gerações desde os anos 80.

Urbana Legio Omnia Vincit

ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Andrea Doria (Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá)

Às vezes parecia
Que de tanto acreditar
Em tudo que achávamos
Tão certo...

Teríamos o mundo inteiro
E até um pouco mais
Faríamos floresta do deserto
E diamantes de pedaços
De vidro...

Mas percebo agora
Que o teu sorriso
Vem diferente
Quase parecendo te ferir...

Não queria te ver assim
Quero a tua força
Como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
E não sentir mais nada...

Às vezes parecia
Que era só improvisar
E o mundo então seria
Um livro aberto...

Até chegar o dia
Em que tentamos ter demais
Vendendo fácil
O que não tinha preço...

Eu sei é tudo sem sentido
Quero ter alguém
Com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim...

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada
Que eu segui
E com a minha própria lei...

Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também...


Comentários

Postagens mais visitadas