O Produto desta Atividade Mental

Nunca mais escrevi no blog... Minha vida tumultuou demais nesses últimos meses.. Mas isso é bom. Melhor trabalhar que ficar escrevendo na internet... Mentira, acho que eu preferia ganhar dinheiro escrevendo na internet.. Mas não tenho talento pra isso..

Hoje eu queria falar sobre esse lance do deputado Jair Bolsonaro, que na semana passada disse coisas horrendas no programa CQC da Band.
Me lembro de ouvir falar do Bolsonaro desde minha tenra adolescência... e não é só agora que ele foi eleito. Ele é eleito e reeleito há anos!
Só pra vocês terem uma ideia: ele foi eleito vereador do Rj, e logo depois teve 5 mandatos como deputado federal...
Jair Bolsonaro é de uma família de militares que atuaram na ditadura militar e ele sempre defendeu abertamente este movimento. Nem por isso deixou de ser eleito tantas vezes, o que já seria motivo suficiente, convenhamos.
Me lembro que comecei a acompanhar a política um pouco mais de perto na era FHC, em 94 quando ele foi eleito presidente. Alguns anos mais tarde, questionei à minha família porque este deputado sempre era reeleito. E a resposta do meu padrasto (militar e também eleitor de Bolsonaro) foi: "Porque todos os militares votam nele".
Mas o que Jair Bolsonaro fez pelos militares?
Fui ao google, mas nada encontrei.
Mas me lembro de outras declarações tão polêmicas quanto essas últimas que não fizeram tanto alarde...
Será que a sociedade brasileira está mudando? Tem se tornado mais forte para questionar certos posicionamentos que já não condizem com a pós-modernidade?
Pra mim, é óbvio que a resposta é Não.
Nada mudou no país. Até hoje não temos uma lei que criminaliza a homofobia. Ninguém nem sabe o que é o PL122...
Vários gays tem sido assassinados no Brasil e ninguém faz nada... E aqueles que não são assassinados? Mas sofrem violência física e psicológica? Discriminação, preconceito e porradas.
Jair Bolsonaro logo fez questão de se redimir da declaração racista, mas e quanto à homofóbica? Sua resposta foi: "Estou me lixando para o movimento gay, eles não tem ética para debater nada".
Desde quando a ética tornou-se um princípio perpassado pela sexualidade? Ou balizado pela escolha de com quem você transa?
Porque na verdade, todo preconceito para com os homossexuais parte da ideia de que um sujeito pode ditar com quem o outro deve escolher fazer sexo. E se você parar pra pensar racionalmente, isso não faz o menor sentido!
Eu acho interessante toda essa discussão em torno das declarações do Bolsonaro, mas seria bem melhor que não se discutisse apenas o lado racista da coisa... mas também o homofóbico. Quem sabe assim o PL122 não voltava à pauta do Congresso...

Bom, sobre a ditadura, acho que nem tem mais graça discutir... Nessa questão acho que o Bolsonaro tá sozinho há anos... Pelo menos quando se trata de falar abertamente a respeito.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas