O Produto desta Atividade Mental: mais do mesmo

Combinaçao perfeita para se escrever textos nostalgicos: estar perto de fazer aniversario (o que significa um ano a menos para um nostalgico que se preze); uma semana presa em casa de repouso forçado; RadioHead tocando.
Me perdoem, eu adoro tentar acentuar um texto de maneira correta, porem o dispositivo de onde escrevo agora nao da a minima pra isso. Quando acentuo, ele faz isso: p´e, f´e, noç˜ao, e por ai vai...
Outro aviso: se voce tem menos de 30 anos, nao siga adiante no texto, ele nao fara o menor sentido. A nao ser, eh claro, que voce seja daquelas pessoas que ja nascem nostalgicos. Sou prova de que existem pessoas assim.
Bom, primeira coisa a dizer: nao gosto de ser criticada quando expresso a minha humilde opiniao de que fazer aniversario eh ter um ano a menos. Eh so o meu ponto de vista, minha maneira particular de ver as coisas. De forma alguma significa que menosprezo a vida. Eu mesma levei muito tempo de analise para compreender que esta minha maneira de pensar era a maneira mais radical de valorizar a vida. Valorizar cada dia e cada por-do-sol contemplado. Quando digo que o aniversario representa um ano a menos de vida, nao eh por desprezo, eh por pena. Nao eh um "se foda, todo mundo morre nessa merda mesmo". Nao! Muito pelo contrario, eh um "poxa, que bom seria se pudessemos segurar um pouco esse guloso que eh o tempo".
Ouvi isso hoje de Miguel Fallabela "Nao ha como nao ser nostalgico, o tempo eh muito guloso". Tem toda razao, nossa vida eh uma fraçao de segundo. Tem algo que eu lamento um pouco, acho que deveriamos ter noçao disso mais cedo, obvio que isso varia de pessoa pra pessoa. Mas, olha, confesso que sou tomada de muita compaixao quando vejo um jovem menosprezar a vida, sei la, passar um domingo em casa vendo TV. 
Eh claro, dirao: "questao de ponto de vista, para alguns assistir tv o dia inteiro pode ser uma boa maneira de curtir a vida", e voces tem toda razao. Porem, tambem eh fato que na grande maioria das vezes encontramos pessoas que passam dos 40 se questionando o que fizeram e o que farao nos proximos anos, pois veem a vida se esvaindo entre os dedos.
Outro dia eu ouvi uma musica em um filme, as primeiras notas me cativaram, ate que o cantor começa a cantar: "voce ja se deu conta de que todas as pessoas que voce conhecem um dia vao morrer?"
Porra, que soco no estomago! 
Mas... todo mundo sabe, por mais que tente esconder no fundo de sua alma, eh verdade. Todo mundo tem um fim ate que nos mesmos tenhamos o nosso. E nosso fim sera sentido tambem por aqueles que nos sucederam.
E a vida passa tao depressa, e a gente eh tao engolido por ela, que quando nos damos conta nao temos mais tempo para nossos proximos planos.
Tive esse choque de realidade outro dia. Estava conversando com alguem que tem apenas cinco anos a menos que eu. Falavamos sobre morar no Rio de Janeiro, num conjugado no Catete ou Zona Sul, ir a praia de metro, ficar de boa la...
Depois pensei algumas coisas: ora, eu tambem tenho planos de passar minha velhice em uma cidade praiana mais tranquila, tipo uma roça com praia. E eu tambem tenho planos de ter um filho, biologicamente ou adotado, isso nao importa, eu gostaria de ter a experiencia de deixar um legado, sei la, essas coisas sabe.
Entao me dei conta de que nao sao planos possiveis de se realizar dentro do tempo de vida que ainda tenho. E olha que, teoricamente, devo ter ainda muito tempo. Entao pensei "estou mais perto de qual destes planos?", porque eh certo que terei de escolher.
Ha alguns anos eu dizia a mim mesma que estudaria filosofia. Foi um sonho frustrado, eu ia fazer filosofia, nao passei no vestibular e nao podia perder mais um ano. Entao entrei na faculdade de psicologia. Foi maravilhoso, mas guardei comigo o desejo de estudar filosofia e teologia. Vou completar 34 anos no proximo feriado, e nao posso perder mais um ano sem entrar num curso de doutorado. Eh pelo meu futuro. Claro, eu posso ser aquelas senhorinhas que voltam a estudar aos 70 anos, e espero que eu seja mesmo! Porque quero sugar cada minuto que eu tiver pela frente.
Sempre tive meus problemas com esse negocio de tempo, ate os 30 a coisa funcionava meio na resignaçao sabe? Depois dos 30, e ja com alguns anos de analise, a coisa mudou pra mim, eu quis correr atras do tempo, eu quis amar sem medo de sofrer, ver o por-do-sol de todos os lugares, eu sentei e chorei ao ver o sol se por na praia de Mucuripe em Fortaleza, andei quilometros para encontrar a janela do ceu e contemplar a grandeza do divino...
E eh isso que continuarei fazendo. E dai se eu amar e me entregar e sofrer? A vida eh assim, ha o belo e ha o horrivel. Voce passa anos ao lado de quem voce ama e um belo dia se ve na situaçao de assistir os ultimos dias daquela pessoa. Nao ha o que fazer, mas voce pode dizer que a ama, demonstrar que os anos que passaram juntos jamais serao esquecidos, voce pode demonstrar que ha um laço que vivera independente de qualquer coisa. Faça isso antes do fim. Nao espere que um tipo de situaçao como essa se coloque para dizer o que sente. Largue esse texto agora, pois no fundo voce sabe que tudo que eu disse faz sentido. Largue esse texto agora, va dizer que voce ama quem voce ama, va conferir se a lua esta linda, ou se ha nuvens no ceu. Ligue para aquele amigo tao importante mas com quem voce nao fala ha seculos! mesmo com toda facilidade que ha na comunicaçao hoje em dia.
Hoje eh sexta-feira, corra para ver o sol amanha, assista o jogo do seu time do coraçao, escute aquela musica que faz voce acreditar na vida... Viva! Ate o seu ultimo suspiro, porque o que se leva da vida eh a vida que se leva...

.

Comentários

Postagens mais visitadas