Minha retrospectiva de 2016



Desde que comecei com esse blog escrevo, ao final de cada ano, uma retrospectiva dos acontecimentos mais significativos. Mas, esse ano, por razões óbvias, não farei a retrospectiva dos acontecimentos sociais. Pensem vocês em coisas boas que aconteceram em nosso país e no mundo, ou seja, na sociedade em geral, esse ano... difícil né? Guerra na Síria, golpe parlamentar no Brasil, congelamento de recursos para saúde, educação e assistência - mas aumentos exorbitantes para o judiciário (em minúsculo mesmo porque é o que lhes cabe, a pequenez). Enfim, vamos parar por aqui, porque o ano de 2016 pode ser resumido em três palavras: PUTA QUE PARIU.


Por isso, pensei em falar sobre o que aprendi da vida esse ano. Sobre o que recolhi de aprendizado a partir do que vivi... todo fim de ano a gente "vira" sonhando com o que virá. O que vamos conseguir mudar para ser mais feliz, mais completx, realizadx, enfim... deixa eu procurar aqui o que havia deixado como metas para esse ano no ano passado...

Momento CHECK-LIST

Planos para 2016:
Terminar meu novo projeto de doutorado :(
Entrar em um programa de doutorado :(
Juntar um pouco de dinheiro :(
Tirar minha habilitação de moto :(
Comprar uma moto ;-)
Dar um upgrade em meus processos de trabalho ;-)
Voltar a me exercitar :(

Sonhos para 2016:
Ver o Flamengo campeão de tudo :(
Ganhar na loteria :(
Conhecer Bonito/MS :(

Promessas para 2016:
Parar de fumar :/
Me preocupar menos ;-)
Não sofrer no meu próximo aniversário ;-)
Trabalhar menos e viver mais ;-)
Estar mais próxima daqueles que amo ;-)
Estar em paz e ser feliz ;-)
Amar e amar e amar ;-)


Como vocês podem ver, eu consegui atingir o que mais importa... e consegui algo que também não sonhava, nem cogitava, embora fosse um sonho - consegui ingressar de vez na carreira de docente. Dessa forma, fui capaz de encerrar minhas atividades em um trabalho extremamente desgastante e ter uma carga horária mais suave. Hoje durmo melhor, não acordo no meio da noite com taquicardia pensando nas atividades do dia seguinte. Consegui organizar meu tempo para que no próximo ano efetivamente tenha tempo para realizar os planos de doutorado ;-)


Não comecei a me exercitar, mas esse ano cuidei bem melhor de mim. Hoje posso almoçar em casa todos os dias, refeição que eu mesma preparo. Me alimento bem, descobri uma fazenda que vende (e entrega em casa!) verduras, legumes e frutas limpinhas de agrotóxicos. Comecei uma modesta hortinha na minha varanda, e tem sido muito terapêutico pra mim. Como diz meu "bebem", ajuda a exercitar a minha paciência. E, por falar em "bebem", estou amando e recebendo amor. Vocês querem coisa mais magnífica que isso?


Mozão entrou na minha vida assim como quem não quer nada, com aquele jeitinho mineirinho de comer pelas beiradas. Quando percebi já "tropeçava" em suas coisas na minha casa. Minha casa tornou-se nossa. Meu cachorro, nosso denguinho. Até que um dia ouvi da minha irmã "você casou né?" - acho que casei sim. Falta a papelada.


É engraçado como a vida se encaminha de resolver as coisas. Um dia a gente acha que algo é definitivo e, de repente, a vida vem e pluft! aquilo tudo desaparece, desmorona e você fica na devastação total, do tipo "tá, e agora eu vou pra onde?". Mas, os dias vão passando, a vida vai acontecendo e te cuidando, até que um dia você pensa: - caramba! O que eu pensava ter sido a maior tragédia da minha vida, foi na verdade a minha salvação.


Quando o ano de 2015 chegou ao fim eu não sabia por onde começar. Hoje sei que, se não tivesse passado pelo que passei, não teria em minhas mãos o diamante puro que tenho. Alguém que me completa, que me compreende com uma cumplicidade ímpar. Não moramos juntxs, mas eu ligo pra bebem e pergunto "onde está meu documento de sei-lá-o-que", bebem sabe :]


E me liga para lembrar de pagar alguma coisa que eu sempre esqueço, ou seja, me conhece do avesso.


E por isso estou em paz...


Não parei de fumar. Morro de vergonha disso, mas caminho nessa direção. Eu fiz um plano de redução de danos. Quem fuma pouco pode tentar também, vou dar a dica... Fui condicionando meu corpo a fumar menos. A cada quinze dias eu cortava um cigarro da minha vida. Começando pela manhã, eu fumava um cigarro apenas antes do almoço. Comecei a fumar somente após o almoço, passei quinze dias fazendo isso para que meu corpo se adaptasse. Depois cortei o cigarro logo após o almoço, esse foi mais difícil, fiquei mais de um mês nesse. Fumava após as duas da tarde. Depois somente as três da tarde, e assim por diante. Parei nas 18h (kkkkkkkk).

Enfim... Essa retrospectiva vai ter que parar por aqui porque estou atrasada para a festa de réveillon. Apesar das tristezas trazidas pela situação que nosso país enfrenta, eu tive um ano muito, mas muito feliz. Agradeço muito a Deus por cuidar tanto assim de mim.

Desejo a todxs um ano de 2017 magnífico! Que possamos realizar tudo que desejamos, e que estejamos próximos dos que amamos.

.

.

.

.


Atualização pós festa de réveillon:

O que aprendi da vida em 2016:

- nada deve se colocar em sua vida como impossível de mudar;

- não agir por impulso nos leva às melhores decisões;

- aprendi a acreditar mais em mim;

- a minha vida deve ser dedicada não só a mim, mas ao mundo, para que minha passagem aqui tenha alguma marca;

- todo relacionamento deve ser cuidado, não só os amorosos;

- casamento é uma palavra de peso, mas dividir a vida com alguém não é tão difícil quanto imaginava;

- a vida é uma brisa gostosa num dia de sol, aproveitá-la é nossa obrigação principal;

- Tudo passa...

Comentários

Postagens mais visitadas