"Alguma coisa está fora da ordem" - Romper a lógica ou... do direito à passionalidade

Muito me impressiona e me entristece ver o quanto de nós se esvai ao longo dos anos. Foi num bar um dia desses que novamente me dei conta de como isso é pesado. Tocava um programa-nostalgia no bar e as pessoas começaram a relembrar a adolescência, de como esta fase é sofrida, de como tudo ganha o peso de vida ou morte, de como vivemos o amor na adolescência, a paixão. Muitos concordaram ao dizer que não lembravam daquele tempo com saudade, que não tinham desejo de retornar àquele tempo. Bem, nem eu. Mas a nostalgia me assola sempre que me lembro de um tempo onde eu era mais passional.... E, principalmente, onde ser passional não era vergonhoso ou sinônimo de imaturidade.
Um dia desses eu ouvi alguém fazer uma análise a meu respeito. E essa pessoa disse que nada que viesse de mim surpreenderia, porque havia observado diversas rupturas na minha vida... Do tipo, vai tudo caminhando normalmente e de repente... Acontece algo meio "fora-da-ordem"; disse-me ainda que isso é muito "taurino", vez ou outra jogar tudo pro alto e viver o que quiser no momento que quiser... Achei bom ouvir isso... Melhor pensar assim... o tempo levou minha passionalidade, mas de vez em quando ainda consigo romper a lógica e a ordem para efetivamente 'tocar' a vida com a ponta dos dedos? - Menos mal né?
Sem querer concluir, acho que não existe "melhor fase da vida"... Às vezes escutamos isso: "Aproveite agora, essa é a melhor fase da vida". Não sei, acho que isso não existe. Bem, primeiro porque somos sujeitos únicos e cada um constrói a própria história e a vive como dá pra viver... Aquela velha frase do Caetano "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Além disso, cada fase da vida tem suas especificidades.
Quando eu era criança podia fazer coisas tipo brigar na rua sem que isso fosse um transtorno e uma vergonha enorme (bom, tem gente que faz isso em qualquer idade sem problema algum);
Na adolescência pode-se criar todo um movimento "político"/rebelde por uma causa tipo a extinção do lobo da tasmânia na Austrália! E tudo isso conter um sentido unívoco, quase paranóico (às vezes se descobre mais à frente que sempre foi algo paranóico, mas isso fica pra depois);
Na juventude pode-se, enfim, assumir boa parte da vida e tomar decisões a despeito da opinião alheia, que benção!

Mas, enfim... obviamente que ser jovem, mas ao mesmo tempo já ter atingido certa maturidade para lidar com algumas coisas na vida é interessante, teoricamente seria uma fase muito tranquila da vida... Mas isso é muito complicado, muito relativo...

Comentários

kinha disse…
Você tem mesmo tocado a vida com as palmas das mãos!
E eu sempre te admiro por isso!!!
Mas quanto a ser adolescente, ah! Acho que sempre bate uma nostalgia!
;]

Postagens mais visitadas