O Produto desta Atividade Mental: Palavras

Palavras fazem toda diferença,
Quem as diz,
A forma como são ditas,
E a maneira como são escolhidas.
Palavras me angustiam
Mesmo antes de eu me enfiar nesse tal discurso analítico.
Por vezes eu tinha a sensação de que palavras que não deveriam ser proferidas por mim simplesmente saltariam de minha boca sem que eu tivesse o controle sobre elas;
Até que eu as disse a mim mesma,
E então não senti mais isso.
As palavras são pesadas demais às vezes
E é por isso que o nome é algo tão importante.
Aliás, o nome é algo tão importante que as pessoas tem esse costume de colocar apelidos...
Eu acho que é para o nome não se tornar algo corriqueiro; e então quando o assunto a tratar é sério se chama o outro pelo nome. Ambos sabem que se trata de um momento crucial.
Imagina se todos chamassem a todos a todo momento pelo nome? Não haveria esta distinção.
O mesmo funciona para pessoas que tem dois nomes próprios.
Quando eu era menor, a indicação de que minha mãe iria brigar comigo era quando me chamava pelo diminutivo do meu nome.
Eu gosto tanto de palavras que meu sonho era ter um dicionário etimológico daqueles bem antigos e enormes... De preferência cheio de poeira e ácaro, daqueles que a gente espirra só de abrir.
E é claro, a origem das palavras influencia demais em seu significado. Quando se trata de inconsciente então nem se fala!
Há em Lacan (mestre do significante, sem duplo sentido..rs) todo um historicismo da língua que o levou a cogitar se os japoneses teriam inconsciente! Eu li isso em algum lugar não lembro onde..
Eu gosto de palavras como alteridade, idiossincrasia, nostalgia, subjetividade.
E o que dizer da voz de quem vos fala?
A voz tem o poder de transformar as palavras.
A entonação, a pausa nos momentos certos, o timbre e é claro, a dona ou o dono da voz.
Todos sabem o efeito que tem ouvir seu nome dito por aquela pessoa.
Não é à toa que temos preferência por determinados cantores ou cantoras... Não bastam as palavras certas, elas devem ser bem-ditas.

Comentários

Postagens mais visitadas