Onde se faz barulho sem falar...

Com o tempo a gente aprende que o tempo cura mesmo as feridas. Mas o mesmo tempo nos traz novas marcas. E a vida passa a ser essa divisao poetica entre paz e guerra.
A gente aprende que mais importante que ser feliz, eh reconhecer-se feliz. Porque o tempo ensina que a felicidade nao eh nem de longe uma instancia, e sim um breve sopro de brisa. Reconhecer-se feliz no momento que se eh, isso sim faz do tempo algo menos doloroso. Faz a vida mais suportavel. Coisa triste eh ser feliz sem saber, coisa lastimavel eh ter de admitir para si a velha expressao popular: "a gente era feliz e nao sabia". Precioso  mesmo eh saber, e nao eh tao simples quanto parece.
Tudo passa... A guerra e a paz, e o amor tambem. Amar e ser amado em retorno eh a maior expressao de felicidade que se pode experienciar. E eh preciso estar atento aos sinais, porque o coraçao acelera na dor e no prazer...
E quando tudo acaba, o que se ha de fazer? A nao ser esperar por novos tempos de paz?
Dia desses me lembrei de quando meu pai me questionou acerca de meus idolos de adolescencia. Eu e meu pai conversavamos muito pouco, embora tivessemos assuntos demais para tratar. Talvez por isso faltavam palavras. Certo dia, eu disse a ele, do alto dos meus quinze anos, que a veneraçao e identificaçao por um idolo jamais passaria em minha vida. E ele, com toda sua perspicacia me disse: "filha, um dia voce vai constatar que nao ha absolutamente nada nesta vida que dure para sempre". E quem foi que disse que isso me serviu de algum tipo de preparaçao para o que estava por vir?
Nos nunca estamos preparados para a dor. A vida foi sempre assim desde sei la quando. Nao ha amadurecimento, e eu acho que Freud estava certo nisso. Ele dizia que nenhum individuo admite em seu ser que seu destino eh a morte. Nao ha marca psiquica para a morte. Talvez por isso as pessoas nunca tem realmente a noçao da propria idade. Porque envelhecer eh caminhar em direçao ao destino tragico ao qual todos sucumbem.
E o carater temporario da vida se expressa em tudo na vida. Nos eh que negamos o tempo todo, e eh pra ser assim mesmo, pois do contrario quem aguentaria esta vida mais do que poucos minutos?
Mas eh fato que o sofrimento deixa marcas. E a maior expressao disso eh tambem o amor. O amor nos leva ao ceu e ao inferno, e as vezes de maneira tao abrupta que nem conseguimos nos recompor. O ceu justifica o inferno e vice-versa. Pergunte a algum apaixonado sofrendo mortalmente por um amor perdido se era preferivel nao ter vivido? Fosse lhe dada a opçao de prever o sofrimento que o amor lhe causaria, seria preferivel nao ter vivido? Obvio que nao.
Nao ha nada na vida que se compare a sensaçao de amar e ser amado, pois eh como se toda dor fosse suspensa naquele momento em que dois tornam-se um. Tudo eh possivel, inclusive ser alguem melhor para o mundo.
Por isso eh importante viver intensamente os momentos de felicidade. Quando eles se vao, nao ha nada a fazer, a nao ser viver seu luto, juntar os cacos e seguir em frente.
Com o tempo a gente passa a buscar novas possibilidades, todos nos desejamos a felicidade. Quando isso deixa de existir eh porque precisamos de algum tipo de ajuda. E se o amor passa, a dor tambem, como tudo na vida. Novos amores chegam, e novas dores tambem... E a vida segue, e o coraçao volta a buscar outros lugares onde se faz barulho sem falar...

Comentários

Postagens mais visitadas