Quem diria... A primeira década dos anos 2000 já foi...

2009 já?
Jura?
Retrospectiva rápida e básica, em busca de um certo balanço:
Há cinco anos eu estava numa pessima fase! Mal de saúde pacas! Miseravelmente triste. 2004.. Eu não queria que o ano começasse por saber o que ele guardava pra mim... Minha saúde até melhorou depois, mas outras coisas pioraram... Foi um ano ruim. Definitivamente
Há dez anos... (Será que vou lembrar?) 1999... Nossa, claro que lembro... O Ronaldo tinha fudido a gente há pouco tempo... O Brasil tinha perdido a copa pra França na final de 98... Minha vida estava completamente mudada... uma guinada... 1999 pra mim era ano de esperanças! Era tanta felicidade que parecia ser sonho... Lembro-me como fosse hoje...
2009... Rápido demais... Conforme o tempo passa mais claro torna-se o famoso "Carpe Diem", eu nunca imaginei que fosse me lembrar com tanta facilidade de como era minha vida há dez anos.
Meu carpe diem hoje completa-se com um tempus fugit
Aproveite o dia,
O tempo foge...

2009.. Ano promissor... Não começa com tamanha felicidade como foi ha dez anos... Mas é ano de esperança sim... perspectivas..
Aliás, pensei em algo agora... O que eu considerava como a maior das felicidades há dez anos hoje não é lá grande coisa... Como a vida pode nos tirar essas coisas? A gente vai envelhecendo e nosso horizonte se amplia (não acontece assim pra todos, é fato), e é aí que nossa santa inocência se perde... Inocência no sentido do infantil mesmo... Quando se é mais jovem as coisas menores (mas não menos importantes) fazem mais sentido.
É uma coisa engraçada o ciclo, ou melhor círculo (melhor ainda: circo) da vida..
Vou tentar explicar melhor dando dois exemplos:
Hoje meu sobrinho de três anos chegou perto de mim com um brilho nos olhos, gritando meu nome como se eu nao pudesse esperar mais um segundo e disse:
"Vem ver que linda essa lagartixa"
Segundo exemplo: Minha avó de 77 anos um dia desses me perguntou: será que dá pra encontrar mesmo as pessoas pela internet?
- às vezes sim vó, porque?
"Porque eu queria encontrar um rapaz que namorei quando era jovem, acabei casando com outro, mas ele me disse que jamais se casaria com ninguém"

Santa ingenuidade! Meu sobrinho acreditando na beleza, e minha vó no amor...
Então quer dizer que é assim:
A gente nasce e é agraciado com o dom da ignorância, aí crescemos e nos é revelada a peça que a vida nos pregou, você então fica anos e mais anos rindo pra não chorar (nesse caso literalmente), correndo atrás do vento (sentido figurado só para alguns, vale dizer), oscilando entre momentos miseráveis de fiasco total e outros poucos que servem para manter acesa a chama da fé de que um dia você será feliz... Até que um dia essa chama se torna brasa...
Aí você envelhece e o que acontece? O retorno à ingenuidade!

T.S.Eliot definiu bem:
"Ao final de nossas longas explorações chegaremos novamento ao lugar de onde partimos e o conheceremos então pela primeira vez..."

Um 2009 tranquilo. É o mínimo que eu posso desejar, porque depois dessa postagem ninguém vai acreditar que eu desejo um "feliz" 2009...

Comentários

Anairam disse…
Que bonita postagem. Se vc não fosse minha amiga, ao ler seu blog eu gostaria de sê-lo. Aí eu lembro que é preciso tomar conta das amizades, como diria o Milton.

Gosto um bocado de vc, porque no fundo eu devo gostar um pouquinho de mim.

Bjs!
IE disse…
Ae, sério as vezes leio seu blog e penso que somente eu entendo o que vc escreve, mas tudo bem. Lendo esta postagem regredi mais longe no tempo e me lembrei do ano de 1989, isso mesmo, já faz 20 anos. Gostei de relembrar que o Vascão tinha sido bi-campeão brasileiro naquele ano, mas o que me entristeceu foi ter que lembrar que naquele ano, você que morava na casa da vó sina, teve que voltar pra sua casa, e eu que já me acostumava com a idéia de ter uma "irmã", que apesar de menina (agora você que preconceito!), jogava bola comigo e corria atrás de pipa na rua... O tempo realmente é uma variável que os seres humanos não dominam ...

Postagens mais visitadas