O Produto desta Atividade Mental: a busca dos fundamentos...

1.
Descontente com o rumo que sua crença havia tomado, M.L revolta-se contra aqueles que corromperam tudo em que acreditava, suas mais arraigadas convicções...
Toda revolta pressupõe ação? - Pode ser que sim, pode ser que não. Fato é que M.L agiu.
95 formulações contra a hipocrisia contida na afirmação de que Deus ama determinados fiéis segundo determinadas condições.
Dizia ele: "Não me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus"
==============================
2.

M.L recebe o reconhecimento de uma potência mundial por sua luta contra o preconceito e a discriminação. "Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado".
M.L coordena um famoso protesto conhecido como "boicote". Manifesto pacífico, política da não-violência, política-poética. Tantos anos e tanta luta, na tentativa de constituir uma sociedade que compreenda minimamente o que é amor incondicional.
Dizia ele: "Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça. Tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus."
===============================
Separados por mais de cem anos...

Número 1 refere-se à Martinho Lutero (Martin Luther, no alemão) teólogo responsável pela Reforma Protestante, suas 95 teses pregadas na porta de uma Igreja no século XVI denunciavam as indulgências cobradas pela Igreja Católica em troca de favores divinos ou mesmo um lugar no paraíso para os já falecidos. Como na época a bíblia não era de conhecimento público como hoje, as teses de Lutero constituíram-se como forte denúncia que fez tremer a base da Igreja. Nelas, Lutero afirmava que de acordo com a bíblia o amor de Deus é dado gratuitamente, pela fé...

Número 2 refere-se à Martin Luther King Jr. pastor batista dos EUA que coordenou o famoso boicote ao transporte publico do Alabama em 1960, manifestação pacífica que culminou na revisão da lei estadual que obrigava que negros se levantassem dos assentos dos onibus para os brancos. O pastor batista é reconhecido como um dos maiores ativistas contra a segregação racial e o preconceito. Em 1964 Luther King recebeu o Nobel da Paz, sendo o mais jovem a receber tal honraria. Foi assassinado em 1968, e desde 1993 os EUA relembram sua luta em feriado nacional.


Ambos tinham um sonho...

Comentários

Postagens mais visitadas