Continuação do último Post

Bom, vamos lá...
Agradeço todos os comentários... Não estou aqui para discutir a qualidade de um humorista, queria esclarecer isso. Não tenho capacidade para tal. O que está em discussão é uma questão um pouco maior.
Fabio Porchat, um dos grandes humoristas da nova geração escreveu uma coluna no jornal O Dia acho que na quarta ou terça-feira... Ele dizia mais ou menos o mesmo que Danilo Gentili disse em seu show: que o humor está sendo censurado. E que o nosso país, nosso povo, está perdendo uma de suas características mais bonitas, que é a capacidade de rir das coisas, das tragédias... Mas a visão de Porchat sobre a questão é um pouco diferente. Ele disse:

Posso fazer humor com qualquer coisa, dar a minha opinião. Não posso caluniar ninguém, mas posso “achar” o que eu quiser. No Brasil não se pode mais. Você tem que parar e pensar: será que alguém vai se ofender? E é claro que vai ter alguém que sim, que vai se sentir alvo de gozação, e é exatamente por isso que o que estou falando se chama piada!

Bom, aí temos duas questões: Primeiro, "não posso caluniar ninguém, posso 'achar' o que eu quiser"... Foi isso que eu critiquei no show de Gentili. Não se trata de um humor bom ou não, trata-se de algo que toca a segunda questão, que é a seguinte:
"Tem que parar e pensar: -será que alguém vai se ofender? Claro que alguém vai se sentir alvo de gozação".
Bom, mas gozação e ofensa não são sinônimos. E num show de humor há uma linha tênue entre estas duas coisas. Quem não se lembra dos grandes mestres do humor como Jô Soares, Chico Anysio e Millor pode consultar o Google... Jô e Chico também passaram anos falando de política em seus shows, mas sempre souberam que há um fio condutor que separa a gozação e a piada da calúnia e ofensa.
A gozação está do lado do prazer, do prazer de fazer piada com tal coisa;
Já a ofensa está mais para o ressentimento, para a afronta.

Há alguns meses realmente o humor foi censurado, havia lei proibindo TODA e QUALQUER piada com políticos... Isso é censura, e foi o próprio Fabio Porchat que liderou um movimento para derrubar tal lei, e teve sucesso.
Mas... Parar e pensar se vamos ofender alguém com alguma coisa jamais significa que estamos vivendo sob censura, deveria significar que somos seres humanos! Co-cidadãos...
Eu não acho que o país está perdendo o bom humor que lhe é característico, mas talvez esteja perdendo outra coisa, muito mais importante: a capacidade de se importar com o outro.
A capacidade de olhar para o outro...
Uma bela demonstração disso está nos comentários do último Post. Alguém me manda ir pro Irã por não concordar com a noção de Democracia e de Censura exposta por Danilo Gentili... Então quer dizer que se eu não concordo com você sobre algo devo simplesmente sair de sua frente? Não podemos sentar e conversar a respeito?
Me lembro de Voltaire e Spinoza nos tempos da Grande e 'Sagrada' Igreja...
"O homem que hoje diz 'crê como eu creio ou Deus te condenará', certamente amanhã dirá 'crê como eu creio ou irei assassinar-te!'"
Nós estamos cada vez mais distante uns dos outros... Cada vez suportamos menos o contato com o outro... Porque é difícil mesmo! Já dizia Sartre que o inferno é o outro né?
Mas essa é uma outra (e longa) história que terá de ficar para um outro Post, queria apenas deixar a questão no ar para que possamos pensar, e discutir...

Aguardo mais comentários me bombardeando.... rsrsrs

Comentários

Postagens mais visitadas