Cheiro de que? - Cheiro de café!

*Mais uma homenagem à Kiki...:: Morro de saudades! Faltam poucas horas...
-------------------------------------------------------------------------------

Nessa errância que me encontro preciso estabelecer associações para reconhecer os lugares. Porque eu tenho quatro chaves. 2 de uma cidade, 2 de outra. Às vezes vou abrir uma porta com a outra chave, a chave da outra cidade. Às vezes acordo num lugar pensando que estou em outro. Acordo e realmente não sei onde estou... coisa que dura uns cinco segundos.. Mas são horríveis cinco segundos!
Mas, tem um cheiro que é inconfundível. E quando o sinto, sei exatamente onde estou. No meu lar. O que é diferente de estar em casa. Eu me sinto em casa na minha outra casa. Mas não é meu lar. E cheiro do meu lar, é cheiro de café. Não de qualquer café... do café do meu lar. Que, a propósito, não há igual!
Cheiro é uma coisa muito... Muito muito sabe? É uma coisa que transporta... Quem nunca viajou lembrando altas passagens ao sentir um cheiro específico?
Eu sou capaz de lembrar de toda uma fase da minha vida só de cheirar algum perfume específico.
Som também tem isso, eu acho... Eu demarco várias épocas da minha vida por discos. Não é qualquer disco que marca uma época da vida.

Ventura, do Los Hermanos... Eu ouvi muito com um namorado... E ficava aquela coisa de declarações de amor serem feitas com frases do disco. Cartas de ódio também. Até hoje me lembro de alguma coisa dele quando ouço esse disco.

As cidades, do Chico Buarque... 2005, mudança de estado, triste saída de minha amada cidade natal.. Eu andava pelas ruas cantando: "Quando eu morrer que me enterrem, na beira do chapadão, contente com minha terra, cansado de tanta guerra, crescido de coração".

Que belo e estranho dia para se ter alegria, da Roberta Sá... Lembra minhas idas e vindas durante as provas do mestrado... Eu tentando abstrair da tensão com samba.

Antes de voltar ao olfato... Estou aqui com um disco que provavelmente me fará lembrar coisas muito boas... Maria Gadú (fica a dica).. "Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu?". Isso já me lembra uma coisa: "a loteria de um encontro": à você, e você sabe quem é: dias mais brancos, obrigada pelos dias mais claros...

Voltando ao olfato...
Cheiro nas pessoas também é importante... e eu acho muito bonito pessoas que tem UM cheiro. Tem gente que tem um cheiro só... a vida inteira... eu conheço algumas pessoas que tem um cheiro só... Queria ser uma delas, mas não consigo... de repente ainda vou encontrar meu cheiro por aí...
Isso me lembra uma coisa.. Morei num prédio que uma vizinha tinha um cheiro só... Eu sabia a hora que ela saía, a hora que chegava. Parecia até aquela coisa de morar perto de padaria sabe?
Eu adoraria morar perto de uma padaria... Aliás, se eu morasse perto de uma padaria eu faria café todo dia no momento exato de saída do pão. Só pra poder sentir os dois cheiros ao mesmo tempo.
Haverá coisa melhor do que cheiro de pão quente e café fresco? Só mesmo comer pão quente e café fresco.
Isso me lembra uma coisa: domingo na casa de vó. Pão quente e café com leite. (minha avó mora perto de uma padaria).

Nossa, lembrei de um cheiro aqui agora... Cheiro das ruas de Madureira... Adoro!
Aliás, sempre que vou ao rio me esforço para ir até Madureira... Só pra andar pelas ruas, sentir o cheiro dos lugares, ver o movimento das pessoas... Eu acho que Madureira tem cheiro de ônibus... Não sei, eu tenho a impressão que de Madureira pode-se ir a qualquer lugar do mundo... Sempre que me perco no rio pergunto a alguém: - como eu faço pra chegar em Madureira?
Pronto! Sempre resolve...
Então, acho que é isso... Madureira tem cheiro de ônibus... Bom...

Bem... Paro por aqui, porque já vem a psicanálise me assolar... Já vou eu começar a articular todos esses orifícios e sensações com pulsão, suas vicissitudes.... E repito: toda vez que a psicanálise chega, é hora de parar...
Só um comentário: Lacan tava certo! Essa porra é um sintoma mesmo! Porque será da ordem do impossível despir-se da psicanálise?

Eu hein!
---------------------------------

Todos os caminhos trilham pra gente se ver
Todas as trilhas caminham pra gente se achar, viu?


Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...

Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...

Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

Nesse dia branco
Se branco ele for
Esse tanto
Esse canto de amor

Comentários

Anônimo disse…
Saudades.

Postagens mais visitadas