Pathos: Radicalidade

Coisa louca a paixão.
Não à toa, os apaixonados referem-se a seus amados desta forma: loucos. "Louca por você"
Em sua etimologia, a palavra paixão designa a forma como a alma é afetada de fora, passiva diante do que recebe. Paixão vêm do grego Pathos, mesma palavra de onde se derivou o verbete patológico, que remete a doença.
Phillippe Pinel foi o pai da psiquiatria moderna e em sua empreitada para curar a loucura instituiu o Tratamento moral, que consistia em separar os loucos do resto do mundo, com a justificativa de que estes sofriam de "paixões da alma". Excluídos da sociedade, eles eram também protegidos do que lhes afligia. Não era possível tratá-los sem lhes tirar a paixão.
Radicalidade. É o que designa a paixão. Um apaixonado não quer equilíbrio. Equilíbrio não combina com paixão.
Equilíbrio... em nosso dicionário este termo designa o estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas. Boa inteligência, harmonia.
Um apaixonado não sabe o que é viver em estado de harmonia ou equilíbrio. A paixão requer a passionalidade, aliás ambas as palavras derivam do mesmo pathos grego
Razão e emoção. Pode-se tentar pensar um meio-termo entre elas, mas é impossível pensá-lo quando se trata de paixão.
Radicalidade. E impossibilidade de meio-termo entre razão e emoção.
Penso que justamente por não ser possível equilibrar-se que o apaixonado se torna ridículo.
Álvaro de Campos concorda... Foi ele quem disse que
"as cartas de amor; se há amor; tem de ser ridículas".
Paixão e amor são sinônimos? É uma questão. Para alguns sim. Eu me incluo nesse alguns.
Claro que o amor pode se transformar e toda passionalidade abrandar com o tempo. Mas a paixão não termina enquanto há amor.

Coisa louca a paixão.
Inclusive por falar em paixão e loucura, tem uma canção que a Elis cantou que expressa bem a radicalidade disso tudo:

Quando caminho pela rua lado a lado com você
Me deixas louca
E quando escuto o som alegre do teu riso
Que me dá tanta alegria
Me deixas louca

Me deixas louca quando vejo mais um dia
Pouco a pouco entardecer
E chega a hora de ir pro quarto escutar
As coisas lindas que começas a dizer
Me deixas louca

Quando me pedes por favor que nossa lâmpada se apague
Me deixas louca
Quando transmites o calor de tuas mãos
Pro meu corpo que te espera
Me deixas louca

E quando sinto que teus braços se cruzaram em minhas costas
Desaparecem as palavras
Outros sons enchem o espaço
Você me abraça, a noite passa
E me deixas louca

Comentários

Postagens mais visitadas