Espiritualidade para outro mundo possível

Eis, notícia que nos traz esperança:

Retirado de:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/05/25/aumenta_pressao_para_reforma_de_orgao_antes_chefiado_pelo_papa_801161.html

O papa Bento 16 vem sendo criticado de forma cada vez mais dura por ex-colegas teólogos da Alemanha que comparam a Congregação para a Doutrina e a Fé (CDF), órgão responsável por zelar pela ortodoxia católica, a uma agência de censura do século 19.
Bento 16 comandou o órgão durante vários anos ainda como cardeal Joseph Ratzinger.
O fato de a congregação ter censurado, em março, o padre Jon Sobrino, um membro destacado da teologia da libertação, provocou o surgimento de um apelo para que o órgão, sucessor nos dias modernos da Inquisição, fosse reformado.
'A estrutura da CDF precisa ser reformada', afirmou à Reuters por telefone, desde a cidade de Tuebingen, Peter Huenermann.
'O órgão ainda funciona como as agências de censura mantidas pela maior parte dos países europeus até o final do século 19', disse Huenermann, professor aposentado de teologia da Universidade Tuebingen e autor do apelo.
Cerca de 130 teólogos da Alemanha e da Áustria referendaram o pedido dele e mensagens de apoio à declaração surgiram de outros países à medida que o texto era traduzido.
O protesto assemelha-se a uma moção de desconfiança a respeito da forma como Bento 16, que comandou a CDF por 24 anos antes de ser eleito papa em 2005, lida com os pensadores críticos existentes dentro da Igreja.
A Sociedade Européia para a Teologia Católica, com sede em Leuven (Bélgica), também protestou contra o ato de censura da CDF, afirmando que tal medida tinha sido mal fundamentada e que ignorava 'os avanços teológicos dos últimos 50 anos'.
Huenermann, que viu um colega seu, Hans Kueng, ser proibido em 1979 pela CDF de ensinar teologia católica, afirmou que o órgão precisava mudar.
'Ele é formado por um pequeno corpo de funcionários que trabalha a partir das denúncias que recebe', disse. 'Mas vivemos em uma época na qual os teólogos de todos os cantos do mundo estão constantemente pesquisando novos temas. Há muitas questões novas, como a bioética e as tecnologias recentes.'

Comentários

nenúfar disse…
uhehuu a kinha disse q eu nao posso ter um grande Outro pq eu ja so um.. boa explicacao neh
:P

Postagens mais visitadas