Aos amigos "Psi"...

"Eu tenho à medida que designo. - E este é o esplendor de se ter uma linguagem - Mas eu tenho muito mais à medida que não consigo designar. A realidade é a matéria-prima, a linguagem é o modo como vou buscá-la - E como não acho - Mas é do buscar e não achar que nasce o que eu não conhecia, e que instantaneamente reconheço. A linguagem é o meu esforço humano. Por destino tenho que ir buscar e por destino volto com as mãos vazias. Mas - volto com o indizível - O indizível só me poderá ser dado através do fracasso da linguagem. Só quando falha a construção, é que obtenho o que ela não conseguiu."
__________________________CLARICE LISPECTOR
=======§§§§==========
Para quem ainda não entendeu as relações entre o Real, Simbólico e Imaginário de Lacan, este pequeno texto diz bastante da relação entre os registros Simbólico e Real. Foi para mim o mais elucidativo que pude encontrar... Retirei de um Livro de Marco Antonio Coutinho Jorge, que é de opinião semelhante a minha, e questiona aos psicanalistas a possibilidade de explanar tão claramente a relação entre o Simbólico e Real propostos por Lacan.
Fica para vocês a referência:
Jorge, Marco Antônio Coutinho; Ferreira, Nadiá P. LACAN, O grande Freudiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p.71.

Comentários

kinha disse…
Taísa ainda vou ter que ler isso muitas vezes!
Vou esperar suas explicações a respeito!
Ahhhhhhh
cadê a silvia no circuito blogs?!?!?
=****

Postagens mais visitadas