O Produto desta Atividade Mental: Nostalgia e Resignação















"Eu imploro a Deus, resignação/Para suportar a chama/Que dilacera o meu coração"

----------

Esta não é uma placa de "aluga-se" qualquer. É a placa que se encontra na porta da Pastelaria Ibitipoca de Juiz de Fora.
Falar o que? Do pastel de frango com requeijão ou do molho de manjericão?
Falar do encontro certo e sem marcação da galera cult da cidade ou da trilha sonora impecável?
Moro aqui há pouco tempo, mas guardo deste espaço recordações que me são muito caras.
Foi lá que um grupo de cinco estudantes de psicologia mais se sentaram para bolar planos mirabolantes, desde abrir um CAPS a ... não sei, mudar o mundo né Kinha?
Eu, Silvinha, Kinha, Dudu e Denise. Os inseparáveis do grupo de estágio CAPS Casaviva, do grupo de samba, do grupo da psicanálise... Quantas vezes sentamos ali pra conversar, comer, fazer uma pré-balada, cantar e batucar na mesa deles (que nos expulsavam). Íamos tanto ali que já não precisávamos dizer o lugar, estava implícito, só combinávamos o horário.
Acho que a Kinha e a Sílvia gostavam mais dali que o resto do grupo. A Silvia por razões meio óbvias para quem a conhece... Ela é a mais underground de todos nós... Desconfio que a Silvia nasceu ali e nunca mais saiu até passar a adolescência...
A Kinha também adorava... Me lembro do dia em que fomos expulsos por cantar "Boate azul" na mesa deles... Também nos impediam de fumar... E isso começou a nos irritar. Então começamos a evitar as idas à pastelaria... O que deixava a Kinha muito irritada... Não, irritada não, porque isso é impossível, mas ela ficava um pouco triste...
Os donos da pastelaria constituiam um show à parte... Inteligentes, conversavam sobre qualquer assunto, mas de uma antipatia singular! Na boa? sem querer provocações nem brigas... eu não sei como eles conseguiram se manter durante tanto tempo no comércio. Só tem uma explicação: o pastel!
Aquele pastel, era único... E nós aturávamos qualquer coisa, qualquer cara feia para consegui-lo. Aturávamos um poço inteiro de antipatia para comer ali. Só quem comeu este pastel sabe explicar... E também, sei lá... Eu levava no bom humor,.. ria muito das atitudes deles...

Bom, para os nostálgicos órfãos da Pastelaria Ibitipoca, só posso doar um pouco de resignação...
A vida é assim.. o tempo passa e com ele arrasta tudo que amamos... Mas, diz Rubem Alves que talvez o céu seja o resgate dessas coisas... Aí, só esperando pra ver...

Comentários

kinha disse…
órfãos de pastelaria ibitipoca!
disse bem!!!!!!!
;[
que triste notícia!
Aonde a gente vai agora?! Na planet?! hehehe
;*
nenúfar disse…
aff nem posso me lembrar do que foi esse lugar pra minha juventude! e esses pasteis deram conta de anos de larica!
até qndo ja tinha parado de comer fritura ainda me refugiava la
quanta solidao..
é isso ai mesmo
ahh
voto na planet!!
lalalal
nenúfar disse…
acabei d saber q a pastelaria mudou d lugar! noticias a serem investigadas

Postagens mais visitadas